Blefaroplastia (Cirurgia Plástica das Pálpebras)

Esta cirurgia se destina à correção do excesso de pele das pálpebras e ao tratamento dos excessos gordurosos que dão o aspecto de “rosto cansado”. Frequentemente são realizadas em conjunto à cirurgia da face, mas são muito realizadas isoladamente. A anestesia local com sedação é a técnica mais utilizada. Geralmente a alta ocorre no mesmo dia. O tempo de recuperação varia entre 5 e 7 dias.

EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA SE OPERAR AS PÁLPEBRAS?

Não existe uma idade ideal, mas sim, o momento ideal. Este momento é determinado pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após a terceira década de vida.

AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?

As cicatrizes tendem a ficar bem disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (6 a 12 meses). Elas são passíveis de disfarce com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.

OS OLHOS FICAM MUITO INCHADOS? POR QUANTO TEMPO?

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros existem que irão atingir este patamar entre o 8º e o 21ºdia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior “inchaço” das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema.