Saiba quais são os erros que dificultam a recuperação após a cirurgia plástica

Para a cirurgia plástica atingir o resultado esperado, é necessário tomar alguns cuidados com o pós-operatório. Cada cirurgia possui suas restrições, e é impossível fugir delas, mesmo que a paciente se sinta bem para realizar algumas atividades do cotidiano. Somente o cirurgião plástico responsável poderá definir quando se deve voltar à rotina normalmente.
Evite esforço físico
Andar exageradamente ou pegar peso eleva a frequência cardíaca e pode provocar o aumento dos edemas decorrentes da cirurgia. Por isso, o ideal é evitar esforço físico no início, e voltar às atividades gradativamente, de acordo com o tempo recomendado para cada procedimento.
Não permaneça por muito tempo na mesma posição
Comum à maioria das cirurgias, a formação de edemas pode ser ainda mais intensa se a paciente permanecer por muito tempo em posições estáticas, além de acentuar o risco de trombose em casos de cirurgias de maior porte como a lipoaspiração.
Não fique no sol
A exposição ao sol de áreas com hematomas pode causar manchas crônicas na pele ou escurecimento das cicatrizes, pois há um maior risco de pigmentação devido às moléculas de ferro concentradas na região das marcas. Além disso, os edemas tendem a aumentar, assim como a incidência de casos de queimadura solar, que pioram o processo de cicatrização. Para evitar os problemas, o ideal é não tomar sol até três meses depois da cirurgia.
Evite bebidas alcoólicas e o tabagismo
Com o aumento do fluxo sanguíneo nos locais que receberam a cirurgia, dos edemas e das dores, a bebida pode elevar a excreção renal dos medicamentos, diminuindo o seu efeito. Já o cigarro, causa a má cicatrização devido à má irrigação arterial.
Cuidados com a higiene
As cicatrizes cirúrgicas devem receber atenção especial durante o banho para que o risco de contaminação seja praticamente zero e o processo de cicatrização não seja comprometido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *