Alimentos que ajudam na cicatrização

 

Não é só a habilidade do cirurgião que define a aparência de uma cicatriz. As escolhas alimentares fazem toda a diferença na reconstrução do tecido.

Qualquer lesão na pele, mesmo que superficial, gera uma resposta imediata do corpo. Esse processo é encarado pelo organismo como uma agressão que, como consequência, traz uma inflamação. Além dos medicamentos normalmente usados para estimular o tratamento, é importante saber que há alguns alimentos que ajudam na cicatrização da pele.

Veja a seguir alguns alimentos que auxiliam na cicatrização:

Frutas cítricas

São ricas em betacaroteno (antioxidante) e vitamina C, que tem ação na formação das fibras de colágeno e, com sua ausência, aumenta os riscos de hemorragias e de ruptura cicatricial. Por isso, aposte em laranja, abacaxi, limão, caju, pêssego, tangerina e ameixa.

Frutas vermelhas

Contêm flavonoides, que protegem as paredes dos vasos sanguíneos e combatem o processo inflamatório. Além disso, morango, amora, framboesa e cereja, por exemplo, possuem um antioxidante natural capaz de reforçar a defesa do corpo contra as infecções e, ainda, manter a elasticidade da pele.

Brócolis, repolho e couve

Além de ricas em antioxidantes, contêm compostos enxofrados bioativos, que auxiliam na desintoxicação do fígado – isso é bom para quem recebeu anestesia ou está tomando remédios contra inflamações e infecções.

Farinha de linhaça e semente de chia

São ricos em ômega 3, um tipo de ácido graxo (gordura), que estimula a resposta imunológica do corpo e ajuda a controlar a inflamação.

Alimentos com vitaminas A e B

A vitamina A evita a ação prejudicial dos corticoides nas cicatrizes, assim como a vitamina B. O cobre, o ferro e o zinco são elementos envolvidos em várias etapas da cicatrização e, portanto, necessários. Invista em ovo, manga, cenoura, fígado, agrião, salmão, batata e leite. O importante é manter uma dieta saudável e balanceada.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *